segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Buenas noches!


Como toda Segunda, comecei a semana fazendo metas/listas e outras invenções! hehe. No próximo sábado o Caco está de aniversário, daí eu tenho que pensar em um presente bem bacana! x)


E amanhã é um dia muito importante, meu pai vai fazer um cateterismo. Meu irmão e eu vão sair bem cedo de casa e passar o dia no hospital fazendo companhia pra ele. Peguei no site "santalucia.com.br" o que é essa cirurgiazinha:

Exame cardiológico invasivo feito para diagnosticar ou corrigir problemas cardiovasculares, como por exemplo, a visualização de um estreitamento, geralmente formado por uma placa de gordura, na artéria coronária. O médico faz um corte de 2 a 3 centímetros de largura próximo à prega do cotovelo, no braço direito ou esquerdo, e seleciona um vaso sangüíneo (veia ou artéria). Também pode ser feito pela virilha. Por esse corte é introduzido o catéter (sonda de 2,7 milímetros de diâmetro e um metro de comprimento), que percorre o vaso até chegar ao coração. Pelo catéter é injetado um líquido de contraste radiológico, a base de iodo, que permite visualizar, por meio de um aparelho de raio-X, os vasos e cavidades do coração. O cateterismo é realizado por uma equipe composta por técnico de raios X, enfermeira(o) especialmente treinada(o) e dois cardiologistas com experiência em procedimentos de cardiologia intervencionista. Feito na sala de cateterismo, com o paciente acordado (anestesia local), deitado sob um aparelho de raio-X. Só em criança é usado anestesia geral para evitar agitação. É indicado para: mostrar obstruções das artérias que irrigam a musculatura do coração (coronárias); quantificar alterações do funcionamento das válvulas e do músculo cardíacos; esclarecer alterações anatômicas não confirmadas por outros exames; mostrar em detalhes uma malformação congênita; desobstruir artérias e válvulas.


Bom resumindo, o Cateterismo não parece ser um bicho de sete cabeças. Claro que como toda operação, tem seus riscos, mas nada muito alarmante! Fiquei bem tranquila lendo isso e no site tem mais coisas, quem quiser passa lá e dá uma olhadinha!
Post especial para o meu pai, que eu SEI que vai dar tudo certo amanhã e o dia vai ser lindo. Pai te amo.

Nenhum comentário: